Na Química, ácidos e bases podem ser considerados substâncias com características opostas, fato que pode ser percebido se observarmos suas propriedades funcionais, como mostramos a seguir.
Propriedades funcionais
Um emprego interessante da reação de neutralização é o seguinte:

nosso estômago contém suco gástrico, que é necessário à digestão dos alimentos. Trata-se de uma solução ácida, pois contém ácido clorídrico (HCl ). Em conseqüência de doenças ou tensões nervosas, a quantidade de HCl no estômago pode aumentar, causando os sinto- mas conhecidos por azia.Certos medicamentos combatem a azia; eles contêm bases fracas, como, por exemplo, Mg(OH) 2 (que existe no “leite de magnésia”) ou A l (OH) 3. Essas bases irão neutralizar o excesso de acidez existente no estômago, aliviando os sintomas da azia.
A medida do caráter ácido e do básico
Para medir a temperatura, usamos um termômetro, ou melhor, uma escala termométrica. Para medir a acidez ou a basicidade de uma solução, usamos uma escala denominada escala de pH, que varia de zero ( soluções muito ácidas) até 14 ( soluções muito básicas); o valor pH % 7 indica uma solução neutra (nem ácida nem básica). Fazendo uma analogia:

Na prática, o pH é medido com indicadores ácido-base (substâncias que mudam de cor em valores bem definidos de pH) ou por meio de aparelhagem elétrica (que mede a condutividade elétrica da solução). Embora esse último processo seja mais preciso, o uso dos indicadores é basante freqüente, dada a sua comodidade; os
químicos dispõem,inclusive,de um grande
número de indicadores, que mudam de cor em diferentes valores de pH (a mu- dança de cor é chamada, usualmente, de viragem do indicador). Na figura ao lado, temos a escala de cores para três tipos de indicadores muito utilizados na Química. Outro indicador muito usado em laboratório é o papel de tornassol, que fica
vermelho em contato com os ácidos,
e azul em contato com as bases.
Mostramos abaixo alguns valores comuns de pH:
Nenhum comentário:
Postar um comentário